Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 17 de Julho de 2018 - 12h20

Estudo identifica gene que permite maior desenvolvimento da cana

Gene chamado ScGAI controla potencial de crescimento da planta

DATAGRO

Um estudo coordenado pelo professor do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp), Marcelo Menossi, identificou um gene chamado ScGAI que pode proporcionar maior rendimento aos cultivares de cana-de-açúcar.

“Nós descobrimos que o gene ScGAI é um controlador chave do desenvolvimento da cana. Ele funciona reduzindo a velocidade do desenvolvimento dos entrenós (caule) da cana”, diz, em entrevista à Sociedade Nacional de Agricultura, o professor da Unicamp. O pesquisador destaca como a pesquisa atua nas plantas. “Ao diminuir o nível de atividade desse gene, nós conseguimos liberar o potencial de crescimento da cana, para que ela crescesse de uma forma mais rápida”.

Com a descoberta, Menossi acredita que cultivares com essa modificação tenham um desenvolvimento mais rápido. “Isso pode dar ao agricultor mais versatilidade no planejamento do ciclo de colheitas, pois seria uma variedade que atingirá a maturação mais rapidamente”, acrescenta.

Além disso, o pesquisador ressalta que o gene abre a perspectiva de se desenvolver uma planta que amadurece de forma mais rápida, além de aumentar a produção de biomassa por unidade de tempo.

O próximo passo da pesquisa é realizar ensaios em campo para verificar se é possível comprovar os mesmos resultados obtidos com o cultivo das linhagens transgênicas com o gene manipulado em casa de vegetação.


Link

Compartilhar