Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 11h19

MS pode aumentar potencial de transformar biomassa em energia

Na última safra, processamento de cana deu origem a 11,8 milhões de toneladas de bagaço

DATAGRO

Na última safra, a moagem de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul atingiu 47 milhões de toneladas, segundo o Gerente de Meio Ambiente da Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul (Biosul), Erico Paredes. O montante processado deu origem a 11,8 milhões de toneladas de bagaço.

“Essa enorme quantidade de bagaço oriundo do esmagamento da cana-de-açúcar para produção de álcool e açúcar, tem um amplo potencial produtivo para aumentar a produção de etanol, sem aumentar área de cultivo, por meio do etanol de segunda geração”, destaca Paredes.

Ele destacou também a possibilidade do uso sustentável da celulose, oriunda do eucalipto, para geração de álcool.

No Brasil, 64% da energia é gerada por meio das hidroelétricas. Quando se pensa em fontes de energia renováveis, a cana-de-açúcar ocupa um lugar de destaque. Lenha e carvão vegetal, também são consideradas outras fontes importantes de biomassa. De maneira geral, em termos de bioeconomia existe muito potencial para o Brasil, que gera grande quantidade de resíduos ricos em biomassa energética, por se tratar de um país com ampla produção agropecuária.

Link

Compartilhar