Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 14 de Junho de 2018 - 13h19

CNA pede melhor remuneração para produtores de cana

Preços que são praticados hoje não refletem a realidade e estão inviabilizando as atividades do produtor

DATAGRO

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com as federações de agricultura e pecuária, está desenvolvendo um índice de preço real da cana-de-açúcar com o objetivo de melhorar o preço pago ao produtor. 

Segundo a CNA, atualmente, o preço pago ao produtor é baseado no Consecana, conselho formado por produtores e indústria, que deveria ter sido revisado em 2017.

"Os preços que são praticados hoje não refletem a realidade e estão inviabilizando as atividades do produtor”, destacou, em nota da CNA, Gustavo Rattes, vice-presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana). “O Consecana é um sistema justo, mas precisa de revisão devido à defasagem dos preços.”

Outro item da pauta foi a venda direta do etanol das usinas para os postos. Hoje apenas as distribuidoras podem fazer essa transação. 

“Existe hoje uma resolução da ANP que dá exclusividade para as distribuidoras. A CNA está discutindo para que a gente consiga a liberação para fazer a venda direta para os postos. Isso não substitui o distribuidor, apenas cria uma nova possibilidade de venda", explicou o assessor técnico da Comissão de Cana-de-Açúcar, Rogério Avellar.

Link

Compartilhar