Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 31 de Março de 2017 - 08h14

Exclusivas uagro

Cana energia gera mais etanol por hectare

Fruto de melhoramento genético, variedade tem mais fibras e consequentemente maior volume de biomassa

DATAGRO

A cana energia produz o dobro de etanol – no caso celulósico - cerca de 14 mil litros por hectare, na comparação com as cultivares tradicionais, destacou Luiz Claudio Rubio, presidente da Vignis, especializada no desenvolvimento desta nova tecnologia, em palestra no GAF Talks, evento realizado pela DATAGRO na última quarta-feira (29), em São Paulo (SP).

Desenvolvidas a partir de cruzamentos de melhoramento genético, as variedades de cana energia têm mais fibra, o que consequentemente aumenta o volume de biomassa por planta.

“Trocamos o ‘motor´ da planta para produzir variedades de cana muito mais produtivas, com capacidade de geração de açúcar e biomassa em quantidade e custos sem precedentes”, disse Rubio.

Exatamente pelo seu maior volume de biomassa, a cana energia tem mais matéria-prima de volumoso para ser transformada por meio de processos químicos em etanol de segunda geração ou ainda ser “queimada”, e assim gerar eletricidade.

Segundo Rubio, a cana energia é uma alternativa para se mudar o quadro de produtividade da cana – que cresce a menos de 1% ao ano em todo o mundo -, além de aumentar a produção de etanol que está, de acordo com ele, estabilizada. “Nesta safra 2017/18, queremos alcançar quatro milhões de toneladas de cana energia entre todos os nossos clientes.”

VEJA TAMBÉM: Big Data vai contribuir para aumentar a produtividade agrícola 

Link

Compartilhar