Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 14 de Maio de 2018 - 08h38

Ministério quer mudanças nas linhas de financiamento do Funcafé

Alterações serão solicitadas para as modalidades custeio e estocagem

DATAGRO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) encaminhou ao Ministério da Fazenda uma proposta para alterar os prazos para a contratação de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) nas modalidades de custeio e estocagem.

O diretor do Departamento de Café, Cana-de-Açúcar e Agroenergia, Sílvio Farnese, lembrou que a linha de crédito para custeio tem período de contratação entre 1º de julho e 28 de fevereiro. Mas que pode ser ampliado até abril para operações de colheita. Já a de estocagem, tem prazo até dia 31 de janeiro do ano seguinte ao da colheita.

"Como os recursos programados para essas duas linhas não foram totalmente utilizados nesta safra, pedimos a prorrogação até 31 de julho deste ano", ressaltou, em comunicado, Farnese. O saldo disponível para custeio é de R$ 241,9 milhões e para estocagem de R$ 597 milhões. "A iniciativa, se aprovada, vai dar apoio valioso ao produtor rural na hora da colheita e foi um pedido do setor cafeeiro", completa.

Atualmente, os recursos do Funcafé estão disponíveis para o produtor rural em 34 instituições financeiras. A solicitação do Mapa será analisada na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), em reunião que deve ser realizada no final deste mês.

Link

Compartilhar