Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 09h18

Governo de Minas lança Geoportal do café

Com o uso da ferramenta, produtor vai conseguir localizar sua propriedade nas glebas de café, permitindo melhor planejamento

Uagro

O governo de Minas Gerias deve lançar nos próximos dias o Geoportal do Café, uma plataforma tecnológica que vai mapear todas as áreas de cultivo no estado. O grão é a principal commodity cultivada no Estado.

Segundo informações da Agência Minas, com o Geoportal do Café o produtor vai conseguir localizar sua propriedade nas glebas de café, o que será fundamental para melhor planejamento e gestão da atividade. Também para os gestores municipais e estaduais, os dados levantados e disponibilizados vão facilitar o direcionamento de ações para todas as regiões.

“Com o mapeamento haverá menos especulação de preço pelo mercado e teremos uma estimativa de safra mais exata”, diz Edson Spini Logato, agrônomo de formação, mestre em Economia Rural e coordenador técnico estadual de Planejamento da Emater-MG.  

O mapeamento do parque cafeeiro de Minas Gerais vai trazer, com exatidão, o que o estado tem de café irrigado. Hoje o número estimado está em 10% da área plantada, que ultrapassou 1,2 milhão de hectares em 2016.

Em 2016, o Estado produziu 30,7 milhões de sacas de café, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados em dezembro do ano passado. Com esse número recorde, o estado foi responsável por 60% de todo o volume produzido no país, que foi de 51,3 milhões de sacas.

Link

Compartilhar