Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 27 de Junho de 2017 - 08h11

Exportações globais de café crescem 3%

Apesar da alta a nível mundial, dois dos maiores produtores, Brasil e Vietnã, registraram queda nas vendas

DATAGRO

As exportações mundiais de café cresceram 3,1% de outubro de 2016 a abril de 2017. Nesse período, as vendas do produto somaram 69,5 milhões de sacas de 60kg. As informações são da Organização Internacional do Café (OIC) e constam no relatório Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café.

Café: exportações mundiais crescem e preços registram queda

No entanto, o documento destaca um desempenho abaixo do esperado, especificamente em abril. Naquele mês, as vendas externas do Brasil e Vietnã, maiores produtores de café do mundo, decresceram 13,5% e 6,9%, respectivamente.

A análise da entidade destaca, ainda, uma queda nos preços do grão de uma forma geral. "desde fevereiro, as cotações vem caindo  como consequência  da diminuição  das preocupações  com  a oferta relacionadas  ao  clima, bem como  da desaceleração geral nos mercados de commodities”, diz a OIC.

Pela primeira vez em três anos, os Suaves Colombianos foram negociados a 1,41  centavos de dólar por libra-peso, ou seja, acima  do indicativo dos  Outros  Suaves”.  E ainda que “este é o ponto  final  preliminar  de  um  longo  processo  de  convergência  iniciado  em  março  de  2016,  quando  o  diferencial  entre  os  dois  grupos  atingiu  um  pico  de  -12,30  centavos”. 

Para a OIC, em relação especificamente à produção e preços da Colômbia e países produtores da América Central, nos cinco primeiros meses  de  2017, o preço dos  Outros  Suaves  diminuiu a uma taxa maior do que o preço dos Suaves Colombianos, haja vista que a Colômbia foi bem sucedida no aumento  da  produção por meio de programas de replantio, enquanto que  os  produtores  de  Outros  Suaves,  como  a  Costa  Rica,  El  Salvador,  Honduras,  Guatemala,  México,  Nicarágua e Peru, foram prejudicados  pelo  surto  de ferrugem do café em 2012/13.  

Link

Compartilhar