Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 13 de Outubro de 2017 - 10h45

Novo sistema reduz tempo de embarque de algodão

Solução abastece um contêiner de 40 pés em apenas 20 minutos

DATAGRO

O tempo necessário para carregamento de contêineres com caroço de algodão caiu a menos da metade com um novo sistema desenvolvido pela Brado, declara a empresa. Em seu terminal intermodal de Rondonópolis (MT), a companhia implantou projeto-piloto de uma nova infraestrutura que estufa um contêiner de 40 pés (com capacidade para 25 toneladas do produto) em apenas 20 minutos.

Segundo a empresa, a nova estrutura possibilita descarga mecanizada para os caminhões que chegam carregados de caroço de algodão direto das unidades de beneficiamento.  Pelo novo sistema, o caminhão entra no tombador e descarrega o produto diretamente em uma moega ligada a um conjunto de esteiras automatizadas. As esteiras possuem mobilidade para distribuir os caroços de algodão de maneira uniforme no interior dos contêineres. O peso exato da carga de cada contêiner é controlado antes da transferência ao modal ferroviário, utilizado para o transporte até o Porto de Santos (SP).

Representantes da cadeia de produção do algodão conheceram o sistema em visitas técnicas ao terminal. Os carregamentos começaram nas últimas semanas e ganharão volume a partir deste mês, diz a companhia. “A solução elimina um dos maiores gargalos logísticos enfrentados na exportação de caroço de algodão”, afirma o gerente de exportação da Savixx, Alvaro Nunes.

Link

Compartilhar