Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 24 de Maio de 2018 - 10h57

Produtores podem ganhar linha de crédito para renegociar dívidas com bancos

Proposta será analisada pelo governo nas próximas semanas

DATAGRO

Uma proposta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)  estuda criar uma linha de crédito especial para renegociar débitos com instituições financeiras. Segundo informações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a proposta deve ser avaliada nas próximas semanas, depois de passar por ajustes.

De acordo com a CNA, o objetivo da linha é alongar o prazo de reembolso para os produtores que tiveram sua capacidade de pagamento impactada em função de problemas climáticos, preços mínimos ou contingenciamento de mercado. A expectativa é de que a renegociação dentro das novas condições já possa ser feita a partir de julho, dentro do próximo Plano Safra. Uma das cadeias produtivas que está mais mobilizada pela aprovação da proposta de repactuação é a rizicultura.

“Existe um grande número de produtores de arroz que está dependendo desse alongamento. O problema do arroz é complexo e passa por uma questão estrutural. Isto justifica o nosso pedido de um prazo compatível e também um juro que não onere tanto um setor que está com uma falta de renda muito grande”, disse o vice-presidente da Federarroz, Alexandre Velho.

Link

Compartilhar