Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 16 de Maio de 2018 - 09h55

Arroz impulsiona exportações do agro no RS

Vendas do cereal tiveram alta de 223% no volume e 171% no valor negociado no primeiro quadrimestre

DATAGRO

Em abril, as exportações do agronegócio no Rio Grande do Sul atingiram faturamento de US$ 1,101 bilhão, alta de 11,8% na comparação com mesmo período do ano passado. O destaque nas vendas vai para o arroz, com alta de 223% no volume e 171% no valor negociado no primeiro quadrimestre, com forte influência dos leilões realizados pelo governo federal, informa a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Apesar do destaque nas vendas de arroz, as vendas de carnes frango e suína registraram forte queda em abril. O embargo imposto pela União Europeia resultou em uma queda de -16,6% na exportação da carne de frango. Os suínos também acompanharam o movimento, com retração de -52,2%.

O grupo carnes, com isso, registrou -23,4% no valor comercializado. O resultado não foi pior devido a recuperação da carne bovina que teve aumento de 29,8%. Situação semelhante aconteceu com o grupo Complexo Soja. Enquanto óleo de soja (-15%) e soja em grãos (-0,3%) apresentaram retrações.

Entre os meses de março e abril de 2018, houve um aumento de 7,1% no valor e 15% no volume exportado. A China se mantém como principal destino do agronegócio gaúcho, respondendo por 40% do valor exportado. Em segundo lugar aparece os Estados Unidos com 4,5% e em terceiro a Coréia do Sul, com 3%.

Link

Compartilhar