Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 10 de Maio de 2018 - 15h34

Paraná é o primeiro estado brasileiro a adotar programa de solos

Pronasolos tem como objetivo adequar uma estrutura de pesquisa para aumentar o nível de conhecimento dos solos brasileiros

DATAGRO

O Estado do Paraná será pioneiro no Brasil na adoção no Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos – Pronasolos. O objetivo da iniciativa é adequar uma estrutura de pesquisa para aumentar o nível de conhecimento dos solos brasileiros. além de valorizar o manejo sustentável dos recursos naturais.

No Paraná, o programa vai atuar na coleta de material (solos e vegetação) para análise, que será iniciada no segundo semestre. A meta é gerar informações e criar condições para a redução da escala dos mapas atuais, que permita ampliar a visualização para melhor planejamento da propriedade rural.

Atualmente, os mapas de solos e vegetação trazem informações, em média, na escala de 1:100 mil. A intenção é reduzir essa escala para 1:25 mil ou 1:50 mil. Com essa visualização, mais ampla, será possível planejar melhor a propriedade rural, inclusive propor medidas mais adequadas para a conservação e o manejo de solos.

Com o levantamento da vegetação, também será possível definir quais as melhores espécies vegetais que devem ser plantadas para formação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e para o plantio de matas ciliares. “A partir de informações mais detalhadas, os viveiros municipais vão saber que tipo de muda de vegetação devem produzir em suas regiões”, explicou Debora Grimm, secretária-executiva do programa Prosolos Paraná e que integra o Pronasolos.

Link

Compartilhar