Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 14 de Novembro de 2017 - 10h09

Cresce confiança do agronegócio no terceiro trimestre em SP

No período analisado, índice de confiança das agroindústrias teve elevação de 6,7 pontos

Uagro

No terceiro trimestre deste ano, o índice de confiança das agroindústrias do Estado de São Paulo cresceu 6,7 pontos em relação ao trimestre anterior e atingiu 99,1 pontos. O Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro) é calculado pelo Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deagro/Fiesp) em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Apesar do crescimento, o índice ainda está abaixo daquele registrado no terceiro trimestre do ano passado, com 106,3 pontos. Mesmo assim, o levantamento mostra a recuperação do indicador em todos os segmentos pesquisados.

No segmento chamado "dentro da porteira", relacionado aos insumos agropecuários, a percepção dos empresários indicou 104,8 pontos, com elevação de 11 pontos. O gerente do Deagro, Antonio Carlos Costa, disse que a queda na cotação das principais commodities (produtos primários com cotação no mercado internacional ), como soja e milho, deixou o setor com dúvidas sobre o escoamento dos insumos e fertilizantes. “Porém, à medida que o plantio da safra de verão se aproximou, porém, as negociações voltaram a ocorrer”, ressaltou Costa.

Já para o setor "depois da porteira", houve crescimento de 5,8 pontos na confiança, passando para 102,7 pontos. “Embora as condições do mercado brasileiro ainda não sejam ideais, a continuidade do processo de ajuste econômico segue inspirando confiança”, explicou Costa. Ele disse que o setor deve continuar sendo beneficiado no ano que vem pela recuperação do poder de compra do consumidor.

Link

Compartilhar