Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 26 de Junho de 2017 - 08h45

Ministério da Agricultura anuncia medidas para restabelecer exportação de carnes

Investigação sobre vacinas e auditoria em frigoríficos tem como objetivo retomar as vendas para os EUA

DATAGRO

Após os Estados Unidos anunciarem a suspensão de importação de carne bovina in natura brasileira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que irá investigar os motivos da reação causados pela vacina contra aftosa, além disso, o ministério irá auditar plantas frigoríficas que exportam para os Estados Unidos. As medidas tem como objetivo restabelecer as negociações do produto entre os países.

Vacina contra aftosa teria causado reação na carne brasileira enviada aos Estados Unidos

Durante coletiva de impressa, o secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, informou que será elaborado documento técnico para ser enviado ao governo norte-americano com informações da Secretaria de Defesa Agropecuária e procedimentos adotados em função da suspensão temporária.

“É importante recuperarmos esse mercado, que serve de referência para outros países, e onde a competição é muito forte, muito dura”, disse o secretário-executivo. “O nosso produto é de qualidade e vamos demonstrar isso”, ressaltou Novacki.

VEJA TAMBÉM: Lideranças do agro veem protecionismo no embargo à carne 

Questionado se seria retaliação por questões de mercado, ou se o governo havia sentido mudanças em relação ao Brasil a partir da posse de Trump (Donald Trump), o secretário executivo admitiu que há uma tendência do atual governo americano a adotar uma postura mais nacionalista, mas não crer que seja necessário recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC), por entender que não deve ser uma questão de protecionismo. “Acreditamos que o relacionamento comercial se dê em bases éticas, do mesmo modo como o Brasil age com seus parceiros”.

Link

Compartilhar