Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 19 de Junho de 2017 - 10h00

Roubo de carga no setor de arroz gera prejuízo de R$ 1 milhão

Apenas no primeiro trimestre, quase 500 toneladas do produto foram roubadas

Uagro

Os roubos de cargas envolvendo o setor de arroz preocupam produtores de todo o País. Isso porque os crimes envolvendo o produto já somam prejuízo de R$ 1 milhão com quase 500 toneladas roubadas de caminhões de entrega. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e são referentes ao primeiro trimestre.

A entidade destaca que o estado do Rio de Janeiro representa pela maioria dos roubos no início deste ano. As ocorrências de roubo de cargas (de todos os tipos) triplicaram desde 2011. Em 2016, foram registrados 9.870 casos no Estado, um recorde desde que esta estatística começou a ser feita há 24 anos. 

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), em recente comunicado, destaca que o crime pode ter origem no financiamento do tráfico de drogas, mas segundo a Polícia Civil do Estado, o roubo de cargas tem inclusive superado a própria venda de entorpecentes no faturamento, contando com uma estrutura organizada de gerentes e revenda rápida de mercadorias.

Além dos riscos para os motoristas, a Abiarroz destaca que a ação criminosa também pode trazer desvantagens aos consumidores, com gastos mais altos das empresas com seguros e fretes.

Link

Compartilhar