Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 14 de Junho de 2017 - 08h55

Exclusivas uagro

Saiba como produzir mais arroba por hectare/ano

Ganho médio diário de peso dos animais e taxa de lotação do rebanho são indicadores cruciais de desempenho

Exclusiva Redação Uagro

Para se produzir mais arroba por hectare/ano, o pecuarista precisa, fundamentalmente, estabelecer metas para dois indicadores cruciais do seu rebanho: o ganho médio diário dos animais e a taxa de lotação. É o que destaca Antônio Chaker El-Memari Neto, do Instituto Terra de Métricas Agropecuárias (Inttegra). Segundo Chaker, o bom desempenho destes indicadores está diretamente atrelado à qualidade de genética, manejo, sanidade e nutrição dos animais.

Ganho médio diário e taxa de lotação são elementos básicos para maior rentabilidade do rebanho

De acordo com o especialista, em um cenário cada vez mais concorrido, o pecuarista precisa, acima de tudo, ter cabeça de líder e investir em capacitação técnica e gerencial para ele e seu time. No cuidado com o rebanho, Chaker chama atenção para o período da entressafra. “É nesta hora em que não se tem boa alimentação natural que a preocupação tem que ser maior”, afirma, acrescentando que no que diz respeito à comercialização, proteger o preço em bolsa é medida básica. “Fazer hedge passa a ser cada vez mais essencial”, observa.

O especialista alerta que a integração com a agricultura e/ou floresta não é recomendada para todos os pecuaristas. “Primeiramente, é preciso, obviamente, checar o potencial agronômico da propriedade”, salienta. Chaker ressalta, ainda, que a agricultura exige mais investimento, e por isso o pecuarista aspirante à integração precisa estar preparado financeiramente. “O aporte inicial é alto e o retorno, geralmente, só vem após cerca de quatro anos”, conclui. 

Link

Compartilhar