Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 24 de Abril de 2017 - 11h54

Soja e arroz registram elevados índices de produtividade

No caso da oleaginosa, média de rendimento chega a 55 sacas/ha

DATAGRO

A safra de soja no Brasil entra na reta final, uma vez que somente áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará é que ainda possuem áreas a serem colhidas, informa a Climatempo. Com isso, a produção deverá atingir o patamar recorde de mais de 114 milhões de toneladas de grãos nessa safra, com uma média nacional de produtividade de 55 sacas/ha, segundo analistas do setor. Em todos os Estados houve aumento nos índices de produtividade.

Produtores esperam bom desempenho das lavouras de soja

Nesta última semana, mesmo com o retorno da chuva no Sul, onde houve a paralisação da colheita, não foi reportado prejuízos às lavouras. Nas áreas produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia as pancadas de chuva não afetaram os bons índices de produtividade.

São esperadas mais chuvas sobre as áreas produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, uma vez que uma nova frente fria estará avançando pela região e provocando chuvas generalizadas. Mesmo com a paralisação da colheita, por conta da chuva, não haverá prejuízos ou qualquer outro tipo de perda na soja. Os excelentes índices de produtividade continuarão sendo contabilizados tanto no Sul quanto no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. E, até o final deste mês toda a soja deverá ser colhida no Brasil.

No caso do arroz, 63% das áreas do Rio Grande do Sul e 75% de Santa Catarina já foram colhidas. As chuvas ocorridas nestes últimos 10 dias chegaram a ser, em alguns momentos, de forte intensidade, causando transtornos aos produtores. Houve registros de áreas alagadas, bem como rompimento de taipas. Porém, mesmo com os transtornos, os produtores continuam com médias muito boas de produtividade, sendo registrados valores acima dos 7,5 mil kg/ha.

Link

Compartilhar