Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 30 de Março de 2017 - 09h03

Exclusivas uagro

Big Data vai contribuir para aumentar a produtividade agrícola

Segundo Alan Bojanic, da FAO, agricultura de precisão é a agricultura do futuro

DATAGRO

As ferramentas de Big Data vão contribuir para o aumento de produtividade na agricultura pela capacidade de oferecerem informações mais precisas e específicas para melhor tomada de decisão do produtor rural.

Big Data pode ser cada vez mais inserido na agricultura, destaca Alan Bojanic

Foi o que destacou o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, em palestra no GAF Talks, evento realizado pela DATAGRO nesta quarta-feira (29), em São Paulo (SP).

Segundo Bojanic, a agricultura de precisão, que avança para uma maior automatização do campo, é a agricultura do futuro, e as soluções de Big Data serão cruciais para esta evolução. De acordo com o representante da FAO no Brasil, além de subsidiar o produtor rural com recomendações relacionadas a plantio e colheita, as plataformas de Big Data também serão cada vez mais usadas para projeções de comercialização, relacionadas ao vaivém dos mercados.

Entre os desafios, Bojanic citou a questão da propriedade dos dados que serão armazenadas nas plataformas de Big Data. “Carecemos de regulação neste tema.” O representante da FAO apresentou como exemplo de ferramenta de Big Data, o Agrovoc, plataforma da organização. Em sua apresentação, Bojanic citou, ainda, estudo da FAO e OCDE que aponta o Brasil como o maior exportador de produtos agrícolas até 2024.

Link

Compartilhar