Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 27 de Setembro de 2016 - 10h32

CNA defende maior renda para o produtor rural

Atualmente, classe C corresponde a 15,4% das propriedades rurais do Brasil

Uagro com informações da CNA

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, defendeu políticas públicas específicas para a classe média rural (classe C), incluindo acesso a seguro rural e lei plurianual, que estimule o potencial desse segmento produtivo. Um programa de renda para o campo passa pelo fortalecimento da classe C, que corresponde a 15,4% das propriedades rurais do Brasil, os mais desamparados das políticas públicas.  A manifestação foi feita no 5º Fórum Nacional de Agronegócios, em Campinas (SP), neste sábado, (24/09). João Martins foi moderador do primeiro painel do encontro “Um programa de renda para o campo”. 

Segundo o presidente da CNA não há dúvidas que, em 10 anos, a agropecuária brasileira será totalmente diferente da praticada hoje em dia, em razão da vocação natural do país para a atividade e do empreendedorismo dos produtores brasileiros, que têm buscado o crescimento sustentável. O presidente da CNA destacou a necessidade da redução do chamado “custo Brasil”, pela diminuição da carga tributária, melhoria na infraestrutura e logística, com vistas à promoção de ganhos de competitividade para o setor agropecuário. 

Representando 70,4% dos estabelecimentos agropecuários brasileiros, as classes D e E possuem renda mensal de R$ 1,78 mil e são contempladas por políticas sociais do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e por políticas sociais do governo Federal. Segundo João Martins, o universo agropecuário brasileiro conta 5,17 milhões de estabelecimentos rurais, empregando mais de 4 milhões de trabalhadores.

Link

Compartilhar