Assessoria

DATAGRO

Nota à imprensa

sexta-feira, 23 de agosto de 2013 - 9h53

22 de Agosto de 2013 – Canaviais do Estado de São Paulo apresentaram aumento de produtividade agrícola (toneladas por hectare) e industrial (kg de ATR por tonelada) em relação a Junho.

Em geral, a produtividade em Julho aumentou 3,07% em relação ao mês anterior, e 14,74% em relação ao mesmo período da safra anterior. Entre Abril e Julho a média de produtividade agrícola foi de 85,72 tons/ ha, 14,6% superior à média observada no mesmo período de 2012/13.

Apesar das chuvas, os níveis de ATR subiram em Julho, atingindo níveis até 10% maiores do que a normal histórica. A quantidade de açúcares totais recuperáveis na cana é resultado da boa umidade do solo, temperaturas abaixo de 15ºC, que ajudaram na maturação da sacarose, e uso em grande escala de maturadores. O rendimento industrial médio foi de 133 kg ATR/ ton, valor 4,23% acima do mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado houve aumento de 3,58%.

A alta precipitação observada ao longo do ano atrasou as operações agrícolas de modo geral, mas há recuperação. O atraso no plantio em relação ao calendário de planejamento anual da safra diminuiu em Julho para 13,2%, contra 21,6% observado em Junho.

Geadas nas noites de 24 e 25 de Julho tiveram impacto significativo no Paraná e algumas regiões do Mato Grosso do Sul. No Estado de São Paulo apenas as áreas baixas da microrregião de Presidente Prudente sofreram perdas relevantes. Em toda região Centro Sul aproximadamente 65 milhões de toneladas de cana foram afetadas de alguma forma pela geada, de um total de 362 milhões de toneladas a serem colhidas.

Tags: