Assessoria

DATAGRO

Nota à imprensa

segunda-feira, 27 de maio de 2013 - 12h17

Canaviais do estado de São Paulo (SP) apresentam bom desenvolvimento fisiológico. Chuvas em quantidades maiores do que a normal histórica durante Março/13 e primeira quinzena de Abril/13 serão benéficas para a disponibilidade de cana a ser moída a partir do meio da safra.
Esta precipitação acima do normal até início de Abril/13 impactou negativamente o programa de plantio de 18 meses, que foi interrompido diversas vezes. Cada vez mais produtores tem plantado cana em programa para 12 meses. Sob uma perspectiva geral, o plantio em SP está atrasado, apresentando 21,6% de defasagem em relação à agenda em 25 de Abril/13.
Há preocupação que a falta de umidade causada pelo período seco das últimas semanas poderá prejudicar a capacidade de plantar acima da distribuição de vinhaça. Ainda assim, regiões com solo de estrutura argilosa apresentam bom estado, enquanto terras de caráter arenoso já estão mais secas.
Em canaviais de SP no último mês a infestação de broca aumentou, atingindo níveis acima do considerado regular. Ao mesmo tempo, diminuíram as áreas com Cigarrinhas, um comportamento natural e já esperado devido ao ciclo da praga.
As operações de colheita no Estado iniciaram à plena capacidade a partir da segunda quinzena de Abril/13, quando o clima se tornou mais seco. A moagem foi iniciada principalmente com cana bisada e variedades de maturação precoce.
Produtores estão otimistas e satisfeitos quanto ao rendimento agrícola das canas neste momento. A estimativa de moagem da DATAGRO para a safra 13/14 na região Centro Sul é 9,8% superior à da temporada anterior – 584,50 este ano versus 532,33 em 12/13.
Até 1º de Maio/13 a quantidade moída na região Centro Sul representa 14,2% do volume da safra. Com volumes de ATR próximos aos observados em 12/13, mais cana esmagada no início de safra poderá derrubar os níveis de ATR na média ponderada da temporada.

Tags: